---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Setembro Amarelo é tema de palestras em Riqueza

Publicado em 09/09/2019 às 10:45 - Atualizado em 09/09/2019 às 10:48


Créditos: Andrieli Severo/Assessoria de Imprensa Baixar Imagem

   A Administração Municipal de Riqueza, por meio da Secretaria de Saúde e CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), realizou na última quinta-feira, dia 05 de setembro, palestras com o tema “Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio”. Dividido em três momentos, o evento contou com a presença do Psicólogo e Auxiliar Médico, Abel Petter.

   Conforme a Psicóloga do CRAS, Cacieli de Oliveira, às 10h e às 16h, o evento foi específico para adolescentes do sétimo ano em diante (da E.E.B. Profª Genoveva Dalla Costa e E.E.F. Eulina Alves de Gouveia Marcelino), com o tema “Lesões autoprovocadas na adolescência e suas correlações com a saúde mental e as redes sociais: prevenção e pósvenção”. Além disso, às 13h30min, o evento foi aberto ao público, com palestra específica sobre prevenção ao suicídio.

   Para a Psicóloga da Unidade Básica de Saúde, Cynthia Ferraboli, o primeiro passo para a prevenção é falar sobre o suicídio: “Quando falamos sobre suicídio proporcionamos a quebra de paradigmas e tabus. A conversa pode abrir caminhos, indicar uma possibilidade, novas perspectivas, e até alertar as pessoas para que possam ajudar na detecção de sinais e prevenção”, comenta.

   Criado em 2015, o Setembro Amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida e busca levar à sociedade o diálogo sobre o suicídio. A cor amarela foi escolhida em função da história que a inspirou:  em 1994, um jovem americano tirou a própria vida aos 17 anos. No funeral, seus amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens, remetendo à vida, à luz e ao sol.

 

 

Jornalista Andrieli Severo

Assessora de Imprensa

 


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar